Publicada em 21/02/2022
Os servidores da Câmara Municipal conferiram, em primeira mão, a nova cartilha com o Regime, Leis e Normas, do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN). O encontro foi nesta segunda-feira (21), online, e contou com a participação do presidente legislativo, Faouaz Taha, além do presidente do IPREJUN, João Figueiredo.
As diretoras Anita Lunardi (Benefícios) e Claudia George Musseli Cezar (Planejamento, Gestão e Finanças) mostraram os principais pontos do documento, com todas as regras de aposentadorias e pensões para os servidores públicos do município. Entre os temas, um conteúdo para entender a Previdência no Brasil; os porquês de a aposentadoria ter passado pela recente reforma; os benefícios previstos na legislação do IPREJUN; carências; tipos de aposentadora e critérios para cada uma delas; regras de transição; pensões; gratificação natalina; abono de permanência; plano de custeio mensal do IPREJUN; e Regime de Previdência Complementar.
O material foi produzido com o apoio da equipe técnica do Instituto e revisado pelo setor jurídico. O conteúdo será apresentado para os demais servidores em breve. Além disso, será disponibilizado no site do IPREJUN nos próximos dias.
Segundo o diretor-presidente do Instituto, João Carlos Figueiredo, a cartilha traz as mudanças relacionadas à última Reforma, em vigor desde janeiro de 2022. “Esses encontros têm como objetivo apresentar o conteúdo e também sanar dúvidas. Renovamos, com as novas regras, o material que já existia. A ideia é que o servidor entenda o sistema previdenciário e todos os direitos para quando buscar a aposentadoria.”
O presidente da Câmara agradeceu aos servidores que compareceram ao encontro online e ao IPREJUN. “Trata-se de um diálogo importantíssimo, pois é a vida dos futuros aposentados que está em jogo”, disse ele, que acompanhou de perto todo o processo da Reforma da Previdência em Jundiaí. Também participaram as diretoras da Câmara Luciana Mendes Pereira Rivelli Amélio (setor Administrativo) e a Adriana Joaquim De Jesus Ricardo (setor Financeiro).
Mais - A Reforma teve como foco a sustentabilidade da Previdência Municipal. Para que fosse realizada, foram levados em conta fatores como déficit atual, questões econômicas e fiscais, além da capacidade de honrar os compromissos com os servidores a curto e longo prazo.