Publicada em 22/03/2022
A equipe do Instituto de Previdência Municipal de Jundiaí (IPREJUN) esteve na manhã desta terça-feira (22), no auditório da DAE, para apresentar as novas regras da Previdência aos servidores do local. Na ocasião, os segurados puderam tirar todas as dúvidas sobre o tema.
A última reforma da Previdência do município entrou em vigor em janeiro de 2022, seguindo as diretrizes da Constituição Federal. A equipe do IPREJUN tem realizado palestras apresentando a nova cartilha com todas as regras aos servidores. Em fevereiro, a reunião foi online para a Câmara Municipal e, em breve, funcionários do Paço e demais autarquias também receberão a equipe do Instituto.
A diretora de benefícios do Instituto, Anita Lunardi Petrin destacou que a DAE é uma empresa de economia mista. Hoje são 403 celetistas e 120 estatutários. “Os servidores daqui sempre demonstram muito interesse no tema. A participação hoje foi muito boa”, comentou ela, que ao lado da diretora de Planejamento, Gestão e Finanças, Claudia George Musseli Cezar mostrou os principais pontos da cartilha com a Nova Previdência, disponível no site do IPREJUN.
O documento tem todas as regras de aposentadorias e pensões para os servidores públicos do município. Entre os pontos, os porquês de a aposentadoria ter passado pela recente reforma; os benefícios previstos na legislação do IPREJUN; carências; tipos de aposentadoria e critérios para cada uma delas; regras de transição; pensões; gratificação natalina; abono de permanência; plano de custeio mensal do IPREJUN; e Regime de Previdência Complementar.
A chefe de seção de administração pessoal da DAE, Maria Virgínia Chiochetti, falou da importância da reunião. “Surgiram muitas dúvidas após a última Reforma e muita gente se sentiu insegura. Essa foi a oportunidade de evitar informações desencontradas.”
Para Rosana Natucci Russo, colaborada da DAE há 25 anos, o bate-papo foi esclarecedor. “Eu estava muito insegura sobre o abono de permanência e consegui tirar todas as minhas dúvidas. Ter a informação ao nosso alcance é muito melhor.”
Assim como ela, João Carlos Lorencetto, servidor há 24 anos, elogiou a iniciativa. “Já estou apto a me aposentar, mas tinha questões relacionadas à sexta parte. Hoje recebi todas as informações necessárias.”
Mais - A Reforma teve como foco a sustentabilidade da Previdência Municipal. Para que fosse realizada, foram levados em conta fatores como déficit atual, questões econômicas e fiscais, além da capacidade de honrar os compromissos com os servidores a curto e longo prazo.
Para conhecer a cartilha completa, clique aqui.